O QUE É CPA?

A Comissão Própria de Avaliação é um órgão instituído por meio da Lei nº 10.861 de 2004 que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação de Educação Superior – SINAES. Entre outras iniciativas, o Ministério da Educação decidiu que cada Instituição de Ensino Superior deveria possuir uma Comissão responsável por acompanhar todo o processo avaliativo (interno ou externo) das Faculdades.

Portanto, a CPA tem a obrigação de conduzir os processos de autoavaliação interna da FAEC, além de sistematizar as informações que são encaminhadas aos órgãos reguladores, bem como acompanhar as avaliações externas periódicas. A Comissão é formada por membros da comunidade acadêmica e possuir autonomia diante dos Conselhos e órgãos colegiados da IES.

Trabalhando em parceria com a Mantenedora e a Direção, a CPA tem a preocupação de contribuir para a melhora da qualidade do ensino ofertado pela FAEC. A partir de análises de pesquisas e dos atendimentos, a CPA desenvolve relatórios de diagnósticos e Planos de Melhorias que devem contribuir para o crescimento da IES, portanto, A CPA cuida de planejar, organizar, refletir e cuidar do interesse de toda a comunidade pelo processo avaliativo, assim com a participação e envolvimento da comunidade acadêmica e com o apoio dos gestores da IES, que lhes disponibilizam as informações e os dados necessários.

A Comissão Própria de Avaliação da FAEC atua em duas etapas: a primeira é a autoavaliação que retrata o compromisso institucional com o autoconhecimento e sua relação com o todo, em prol da qualidade de todos os serviços que a Instituição oferece à sociedade. Na segunda etapa auxilia nas reflexões, análises e discussões, acerca dos resultados obtidos nos instrumentos de avaliações externas. Desta forma, sistematiza as diferentes análises por meio de um instrumento que auxilia os gestores na interpretação, reflexão e posterior elaboração do Plano de Ação dos seus setores. Para a elaboração do Instrumento serão utilizados os relatórios das avaliações internas e externas.

A principal contribuição do processo de autoavaliação encontra-se além do fato de congregar toda a comunidade acadêmica no intuito de melhoria contínua, tem a partir da análise dos seus resultados a revisão e definição de metas, ações de melhoria enfim, a retroalimentação do planejamento estratégico da IES.

COMPOSIÇÃO DA CPA

EDUARDO PEDROZO

DIRETOR GERAL

  • Formação:
  • Doutor e Mestre em Ciências da Educação – UNIGRAN / Universidade Federal do Rio de Janeiro;
  • Especialista em Gestão e Orientação Educacional, Psicopedagogia e Psicanálise Clínica;
  • Graduado em Filosofia, Teologia e Pedagogia.
  • Master Coach Sistêmico

EDUARDO PEDROZO

DIRETOR GERAL

  • Formação:
  • Doutor e Mestre em Ciências da Educação – UNIGRAN / Universidade Federal do Rio de Janeiro;
  • Especialista em Gestão e Orientação Educacional, Psicopedagogia e Psicanálise Clínica;
  • Graduado em Filosofia, Teologia e Pedagogia.
  • Master Coach Sistêmico

EDUARDO PEDROZO

DIRETOR GERAL

  • Formação:
  • Doutor e Mestre em Ciências da Educação – UNIGRAN / Universidade Federal do Rio de Janeiro;
  • Especialista em Gestão e Orientação Educacional, Psicopedagogia e Psicanálise Clínica;
  • Graduado em Filosofia, Teologia e Pedagogia.
  • Master Coach Sistêmico

EDUARDO PEDROZO

DIRETOR GERAL

  • Formação:
  • Doutor e Mestre em Ciências da Educação – UNIGRAN / Universidade Federal do Rio de Janeiro;
  • Especialista em Gestão e Orientação Educacional, Psicopedagogia e Psicanálise Clínica;
  • Graduado em Filosofia, Teologia e Pedagogia.
  • Master Coach Sistêmico

PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE ACADÊMICA

A Faculdade FAEC entende que o engajamento na participação da comunidade acadêmica neste processo somente virá e aumentará com a apresentação de resultados de melhorias desenvolvidas a partir dos instrumentos de auto avaliação. Para isso, será desenvolvido um selo de qualidade: “Você pediu, a FAEC fez!” que será colocado tanto nas melhorias de infraestruturas físicas quanto tecnológicas. Além desta percepção, a Comissão Própria de Avaliação – CPA da FAEC trabalhará com um processo de sensibilização constante da comunidade acadêmica, com a realização de reuniões presenciais e virtuais para explicar a importância da auto avaliação no processo de melhoria da faculdade e dos índices de qualidade no ensino. Antes de iniciar mais um ciclo avaliativo, a CPA distribuirá material que irá contribuir para o entendimento e importância da participação de todos. Esse material será desenvolvido tanto de forma física quanto digital para os alunos do EaD.

ANÁLISE E RESULTADOS

Os resultados das avaliações internas e externas serão matérias-primas de análises e debates da comunidade acadêmica.  Para este propósito serão observadas tanto as avaliações institucionais quanto as de cursos. Os resultados destas avaliações serão analisados pelos setores envolvidos, de acordo com suas especificidades. Os relatórios serão discutidos e indicações de melhorias serão apresentadas à Direção, aos Cursos e aos demais setores responsáveis da IES. Toda avaliação irá resultar em um Plano de Ação.